Os "sonhos molhados" são sonhos de cariz sexual e/ou de cariz erótico que o rapaz tem durante a noite (e dos quais raramente se recorda) e que, podem despoletar uma ejaculação - precisamente por ocorrer durante o sono, é incontralável fisicamente.
Contudo, a sua frequência é variável de pessoa para pessoa.
Importa salientar que nem todas as poluções noturnas estão relacionadas com os sonhos eróticos. Algumas podem ocorrer porque as glândulas sexuais começam a produzir esperma e há uma pressão fisiológica que provoca a ejaculação o que frequentemente acontece durante o sono.
Nalguns rapazes, a primeira ejaculação pode acontecer durante o sono quando o rapaz está a ter um sonho agradável, excitante e como que real.
Os rapazes que não estão alertados para esta situação, pensam que urinaram na cama ou que têm algum problema, podendo mesmo ficar extremamente embaraçados, principalmente quando são outros que arrumam o seu quarto. Preferem assim, esconder e não falarem a ninguém do que lhes aconteceu e, por este motivo, levam algum tempo até descobrir que as ejaculações noturnas são situações por vezes, incontroláveis e extremamente naturais.
Acrescento ainda que, nem todos os rapazes têm sonhos molhados. Mas, quando tal acontece, o orgasmo do sonho é, muitas vezes, acompanhado de ejaculação: daí ser utilizada a expressão «sonho molhado».
Contudo, se durante o decorrer do sonho, os jovens podem acordar antes do orgasmo e assim não haver ejaculação.
Resumindo, aconselha-se nesta fase do seu desenvolvimento a dormir com roupa interior e encarar o facto com a maior das naturalidades.