Na juventude e adolescência, a nível masculino, denota-se uma grande preocupação com tamanho do seu pénis.
Precisamente por ser um atributo físico, trata-se de um assunto melindroso que os próprios evitam abordar entre eles... limitam-se, quanto muito, a "olhar " de lado para os demais colegas, principalmente, quando eles se encontram nús.
Por vezes, a preocupação é tal que chegam a pensar em formas " milagrosas", artificiais de o aumentar... Pois interiorizaram que o tamanho está intimamente ligado à maior ou menor sensação de prazer que podem dar ou sentir . Esta preocupação poderá, contra vontade própria, levar a inibições, mal-estar e mesmo à perda da ereção ou a uma ejaculando precoce (rápida).
A preocupação com o tamanho do pénis está ligada a uma questão meramente cultural, por se pensar que os géneros humanos se sentem mais atraídos por pénis mais desenvolvidos, mesmo em repouso: sinal de masculinidade e virilidade.
Acontece porém, que o tamanho do pénis é definido geneticamente, assim como a cor do cabelo, a cor dos olhos, o tamanho da língua, entre outros atributos.
O que é real, contudo é que, o pico de crescimento ocorre sensivelmente entre os 12/13 e 17 os anos de idade - acompanha assim, o crescimento geral do corpo. Pode, por isso mesmo, continuar a crescer até os 22 anos de idade, quando se encerra o período de crescimento do corpo e se inicia o período de maturação e de envelhecimento.
O tamanho médio de um pénis é de 13 a 15 cm.
Considera-se um micro pénis quando tem menos de 5 cm ( em fase de ereção) ou um pénis grande quando tem mais de 23 cm (em fase de ereção) - situação rara.
Importa interiorizar que não existe nenhum método ou exercício para aumentar o tamanho do pénis. Alguns jovens recorrem a exercícios, estimulações com objetos/ aparelhos e outros apetrechos que não apresentam os resultados efetivos esperados. Por breves momentos, o pénis incha dando a impressão de crescimento, no entanto..., quando regressa a repouso, o tamanho é exatamente o mesmo com a possibilidade de sentimentos de desconforto, uma vez que, podem ocorrer efeitos colaterais, como infecções, fibroses, impotência sexual, entre outros.