ENGRAVIDA-SE NA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL?
ENGRAVIDA-SE NA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL?

Sim, claro que é possível.

Desde que ocorra uma relação sexual desprotegida, uso de método anticoncecional, há sempre o risco da adolescente/jovem/mulher engravidar - mesmo que seja a primeira vez, o mesmo que dizer, " seja virgem".

“Pesquisas científicas mostraram que um alto nível de estresse altera o equilíbrio hormonal da mulher. Ou seja, ela pode ficar ainda mais fértil, quando ocorre a primeira relação sexual devido à ansiedade, insegurança; o que logicamente a poderá deixar mais propensa a uma gravidez”, explica a ginecologista Arlete. 

Outro fator que pode contribuir para aumentar o risco de gravidez na primeira relação é um “truque” do nosso organismo que foi herdado de nossos ancestrais: Quando a mulher está no período de ovulação, ela sente um maior desejo, apetência sexual. Ora, muitas adolescentes têm precisamete a sua primeira relação sexual exatamente nesta fase...

Assim, quem quer iniciar a sua  vida sexual precisa de ter consciência do mesmo e pensar que o passo muito próximo, se não anterior, será marcar uma consulta a nível de ginecologia: primeiramente poderá ocorrer com o médico de familia que posteriormente indicará um colega daquela área específica.

Só o médico vai saber indicar qual a melhor forma de contraceção para cada mulher. Esta consulta que é sempre vista pelas jovens com um pouco de " vergonha", será uma excelente maneira de conhecer o funcionamento do seu próprio corpo.

“Os jovens são o principal grupo de risco das doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo masculino ou feminino evita não apenas a Aids, mas uma série de doenças - como a clamídia, que causa a esterilidade”.