A pílula do dia seguinte serve para impedir uma gravidez indesejada, contudo deve ser usada com muito cuidado e sob orientação e acompanhamento dum técnico de saúde. A mesma pode provocar alguns efeitos colaterais, tais como:
Estes efeitos colaterais que podem persistir por vários dias, ocorrem devido à sobrecarga hormonal que ocorre no organismo da mulher ao ingerir o medicamento, que pode ser encontrado nas farmácias.
A pílula do dia seguinte é cerca de 98% segura.
No entanto, ela pode falhar, se não for tomada num período inferior a 72 horas, ou seja, até 3 dias após a relação, (ou caso a mulher já a tenha tomado outras vezes).
NÃO SE TRATA DUM MÉTODO CONTRACETIVO, MAS SIM DO ÚLTIMO RECURSO PARA EVITAR UMA GRAVIDEZ INDESEJADA.
Daí não se dever usar e abusar da mesma.
Para garantir a plena eficácia da pílula do dia seguinte, recomenda-se tomar o comprimido, que é de dose única, logo após a relação. Mas., REPETE-SE, ela só deve ser utilizada em caso de emergência e não como método contracetivo, pois abusar deste remédio pode gerar complicações, como cancro de mama, cancro de útero, problemas numa futura gravidez e contribuir para um aumento de risco de trombose e de embolia pulmonar.